sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

OS ADVERSÁRIOS, OS INIMIGOS E OS OPORTUNISTAS

Surprendeu-me ouvir hoje Rui Rio afirmar, no Congresso do PSD, não ter na politica inimigos mas adversários que pensam de maneira diferente quando, ainda ontem, eu criticava, precisamente:  
« ............os políticos que se referem aos adversários ou opositores como inimigos, só porque não partilham a mesma ideologia ou o mesmo pensamento.»

08.02.2020
Ao contrário fiquei chocado com o aproveitamento abusivo de uma frase de Sá Carneiro, proferida na Assembleia Nacional de 1972, dominada por deputados fieis à ditadura. Chegaram a retirar-lhe a palavra e a correr com ele da tribuna, ao murro, ao pontapé e aos encontrões, por não alinhar com a chamada «voz do dono».
Montenegro não deve ignorar  que «por não se calarem, sob que pretexto for». muitos foram parar à cadeia.
Evocar Sá Carneiro e esta sua frase, num Congresso Partidário em 2020 é humilhante para a sua memória, próprio de quem não olha a meios na defesa de uma “agenda  pessoal”.
Os comentadores políticos que ouvi, incluindo José Manuel Fernandes, detiveram-se em banalidades, não contextualizaram os momentos, ignoraram mesmo que Sá Carneiro, defendeu causas, foi um lutador pelas liberdades individuais e pelos Direitos do Homem.