CAMINÉS E RESPIRADOUROS QUE SUGEREM ESCULTURAS
CHAMINÉS E RESPIRADOUROS
CHAMINÉS QUE SUGEREM GUERREIROS !!!
PÁTIO INTERIOR
CAMINÉS E RESPIRADOUROS QUE SUGEREM ESCULTURAS
CHAMINÉS E RESPIRADOUROS
CHAMINÉS QUE SUGEREM GUERREIROS !!!
PÁTIO INTERIOR
Cruz que encima Fachada da Natividade
Representa um cipreste que simboliza a Eternidade
Foto 1974
Torres da Fachada da Paixâo
Esculturas angulosas do Fachada da Paixão
Fachada da Paixão - concluida em 1980
Fachada da Paixão - foto 1974
Torres Sineiras - Fachada da Natividade - concluidas em 1904
BARCELONA DE GAUDÍ
Barcelona foi desde o tempo dos romanos um centro comercial importante.
Durante a idade média a Catalunha foi escolhida pelos visigodos para capital do império – séc. V d.c..
Com o aparecimento do império espanhol, dominado por Castela, o condado independente, com legislação e língua próprias a região foi perdendo a sua independência.
A descoberta do gótico no final do séc. XIX, para além de preocupações artísticas, transformou-se num sinal político, dando lugar a um movimento nacionalista.
Gaudì desde logo se aliou ao movimento.
No entender do seu colaborador Torres Garcia, Gaudì era «o mais catalão de todos os catalães» e também «o mais genial de todos os arquitectos».
A partir de 1883 abraçou o trabalho da sua vida: A construção da Sagrada Família, a igreja menos convencional de toda a Europa, obra de várias gerações, com início em finais do séc. XIX, prolongando-se por todo o séc XX, não se sabendo ainda se o século XXI a verá concluída.
(Mais informação ver GAUDÍ da Taschen)
Janela da Casa COMALAT de Valeri
CORT CASTELHANA nº.654
CALLE VALÊNCIA
CALLE VALÊNCIA
SAGRADA FAMILIA de Gaudi
"QUADRADO DE OURO"
O Engº. Ildefons Cerda i Sunier foi o autor do projecto da expansão da cidade.
Em cada cruzamento as esquinas dos prédios são chanfradas, permitindo melhor visibilidade dos cruzamentos e a criação de pequenas pracetas com comércio e animação.
Esta expansão foi seguida de uma explosão de modernidade.
Os edifícios do PASSEIG de GRÀCIA constituem um “QUADRADO DE OURO” pela inovação, beleza e criatividade. Os interiores, com ferros forjados, vitrais, marmores, madeiras e cerâmicas, trabalhados com arte, são um verdadeiro festival pera os sentidos.
As fotos acima dão uma pálida ideia daquilo que foi um grande momento da história de uma cidade, em que todas as forças se aliaram para dar corpo a um processo criativo que colocou a cidade, em modernidade. ao lado das principais capitais europeias.
Aos candidatos à CML faço um apelo: Não percam tempo a inventar, copiem bem e adaptem o modelo para a conservação dos prédios seguido em Barcelona e façam o mesmo relativamente à utilização e funcionamento do porto.
Ponham termo à muralha de contentores prevista para Alcântara e coloquem o porto ao serviço da cidade e do país, a exemplo de Barcelona, onde cruzadores, apinhados de turistas, chegam e partem, a todas as horas do dia, enriquecendo a cidade, o país e dando a ganhar o pão de cada dia a milhares de almas.