segunda-feira, 31 de agosto de 2009

GAUDÍ - II - La Pedrera

CAMINÉS E RESPIRADOUROS QUE SUGEREM ESCULTURAS

CHAMINÉS E RESPIRADOUROS

CHAMINÉS QUE SUGEREM GUERREIROS !!!

PÁTIO INTERIOR

LA PEDRERA
Também conhecida por Casa Milá desconcertou todos os seus contemporâneos. Mais parecia uma gigantesca escultura, modelada à mão, do que uma casa. Não se encontra em toda a casa uma linha direita, tanto no interior como no exterior, tudo parece ter sido esculpido. As chaminés e os respiradouros no telhado sugerem guerreiros, numa paisagem cómica, com verdadeiras esculturas surrealistas.

sábado, 29 de agosto de 2009

GAUDÍ - I - Sagrada Família

Cruz que encima Fachada da Natividade

Representa um cipreste que simboliza a Eternidade

Foto 1974

Torres da Fachada da Paixâo

Esculturas angulosas do Fachada da Paixão

Fachada da Paixão - concluida em 1980

Fachada da Paixão - foto 1974

Torres Sineiras - Fachada da Natividade - concluidas em 1904

BARCELONA DE GAUDÍ

Barcelona foi desde o tempo dos romanos um centro comercial importante.
Durante a idade média a Catalunha foi escolhida pelos visigodos para capital do império – séc. V d.c..
Com o aparecimento do império espanhol, dominado por Castela, o condado independente, com legislação e língua próprias a região foi perdendo a sua independência.
A descoberta do gótico no final do séc. XIX, para além de preocupações artísticas, transformou-se num sinal político, dando lugar a um movimento nacionalista.
Gaudì desde logo se aliou ao movimento.
No entender do seu colaborador Torres Garcia, Gaudì era «o mais catalão de todos os catalães» e também «o mais genial de todos os arquitectos».
A partir de 1883 abraçou o trabalho da sua vida: A construção da Sagrada Família, a igreja menos convencional de toda a Europa, obra de várias gerações, com início em finais do séc. XIX, prolongando-se por todo o séc XX, não se sabendo ainda se o século XXI a verá concluída.
(Mais informação ver GAUDÍ da Taschen)

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

BARCELONA IV - Bairros Gótico e La Ribera








OMNIUM CULTURAL-Mansão do séc. XIV




As ruas estreitas dificultam os angulos






Porta do Museu junto à Catedral - Gótico a par da modernidade



Estátua em frente da Catedral


Cripta Santa Eulália - Padroeira da cidade


BAIRRO GÓTICO E LA RIBERA

No centro do Bairro Gótico fica a Catedral e o Palácio Real. É a parte mais antiga da cidade, escolhida pelos, romanos no domínio de Augusto, para fundar a nova colónia. A foto das colunas documenta bem tal presença.
No Bairro La Ribera predominam as mansões do séc. XIV, integra o Parque da Cidade, com o Museu da Arte Moderna e o Zoo.
Junto ao mar encontra-se a moderna cidade Olímpica prolongada por 4 km com belíssimas praias.
Estes Bairros antigos, atravessados pelas Ramblas, são pontos de animação permanente, principalmente à noite. Dispõem também de um sem número de pracetas com restaurantes, esplanadas, bares, quiosques, num convite ao repouso das pernas, do espírito e à abstracção.
Estamos num dos mais belos centros medievais da Europa.Mas, Barcelona não adormeceu à sombra das tradições, pelo contrário,abriu as portas ao conhecimento, à inovação e à criatividade ao ponto de ser mais conhecida e visitada pela sua modernidade. Gaudi foi o arquitecto mais revolucionário dessa modernidade. O próximo capitulo vai ser-lhe dedicado.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

BARCELONA III - Cidade com Projecto

Janela da Casa COMALAT de Valeri

Interiores

CORT CASTELHANA nº.654

CALLE VALÊNCIA

CALLE VALÊNCIA

CALLE VALÊNCIA


Palácio BARO DE QUANTAS de Cadafalch

LA PEDRERA de Gaudi

SAGRADA FAMILIA de Gaudi

"QUADRADO DE OURO"

O Engº. Ildefons Cerda i Sunier foi o autor do projecto da expansão da cidade.
Em cada cruzamento as esquinas dos prédios são chanfradas, permitindo melhor visibilidade dos cruzamentos e a criação de pequenas pracetas com comércio e animação.
Esta expansão foi seguida de uma explosão de modernidade.
Os edifícios do PASSEIG de GRÀCIA constituem um “QUADRADO DE OURO” pela inovação, beleza e criatividade. Os interiores, com ferros forjados, vitrais, marmores, madeiras e cerâmicas, trabalhados com arte, são um verdadeiro festival pera os sentidos.
As fotos acima dão uma pálida ideia daquilo que foi um grande momento da história de uma cidade, em que todas as forças se aliaram para dar corpo a um processo criativo que colocou a cidade, em modernidade. ao lado das principais capitais europeias.
Aos candidatos à CML faço um apelo: Não percam tempo a inventar, copiem bem e adaptem o modelo para a conservação dos prédios seguido em Barcelona e façam o mesmo relativamente à utilização e funcionamento do porto.
Ponham termo à muralha de contentores prevista para Alcântara e coloquem o porto ao serviço da cidade e do país, a exemplo de Barcelona, onde cruzadores, apinhados de turistas, chegam e partem, a todas as horas do dia, enriquecendo a cidade, o país e dando a ganhar o pão de cada dia a milhares de almas.