quinta-feira, 3 de setembro de 2009

GAUDÍ - III - Parque Guell



O Parque GUELL foi mais uma encomenda do seu grande amigo e mecenas Eusabi Guell.
Gaudì teve nesta obra a possibilidade de transpor para a realidade toda a sua fantasia e criatividade ultrapassando todos os limites da arte arquitectónica.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

GAUDÍ - II - La Pedrera

CAMINÉS E RESPIRADOUROS QUE SUGEREM ESCULTURAS

CHAMINÉS E RESPIRADOUROS

CHAMINÉS QUE SUGEREM GUERREIROS !!!

PÁTIO INTERIOR

LA PEDRERA
Também conhecida por Casa Milá desconcertou todos os seus contemporâneos. Mais parecia uma gigantesca escultura, modelada à mão, do que uma casa. Não se encontra em toda a casa uma linha direita, tanto no interior como no exterior, tudo parece ter sido esculpido. As chaminés e os respiradouros no telhado sugerem guerreiros, numa paisagem cómica, com verdadeiras esculturas surrealistas.

sábado, 29 de agosto de 2009

GAUDÍ - I - Sagrada Família

Cruz que encima Fachada da Natividade

Representa um cipreste que simboliza a Eternidade

Foto 1974

Torres da Fachada da Paixâo

Esculturas angulosas do Fachada da Paixão

Fachada da Paixão - concluida em 1980

Fachada da Paixão - foto 1974

Torres Sineiras - Fachada da Natividade - concluidas em 1904

BARCELONA DE GAUDÍ

Barcelona foi desde o tempo dos romanos um centro comercial importante.
Durante a idade média a Catalunha foi escolhida pelos visigodos para capital do império – séc. V d.c..
Com o aparecimento do império espanhol, dominado por Castela, o condado independente, com legislação e língua próprias a região foi perdendo a sua independência.
A descoberta do gótico no final do séc. XIX, para além de preocupações artísticas, transformou-se num sinal político, dando lugar a um movimento nacionalista.
Gaudì desde logo se aliou ao movimento.
No entender do seu colaborador Torres Garcia, Gaudì era «o mais catalão de todos os catalães» e também «o mais genial de todos os arquitectos».
A partir de 1883 abraçou o trabalho da sua vida: A construção da Sagrada Família, a igreja menos convencional de toda a Europa, obra de várias gerações, com início em finais do séc. XIX, prolongando-se por todo o séc XX, não se sabendo ainda se o século XXI a verá concluída.
(Mais informação ver GAUDÍ da Taschen)