terça-feira, 12 de setembro de 2023

HISTÓRIAS DA VIDA FEITAS COM PAIXÃO E VERDADE


 ESTRELA NOVAIS
(Fundadora da Seiva Trupe juntamente com António Reis e Júlio Cardoso)

Recordo o fim de tarde em 11 de Setembro de 1973 no GRUPO dos MODESTOS onde estavam comigo António Reis, Júlio Cardoso, anunciando aos seus convidados, entre eles actores do TEATRO EXPERIMENTAL DO PORTO, a fundação da SEIVA-TRUPE. No mesmo dia um golpe militar no CHILE derrubava com brutal violência o presidente Salvador Allende, democraticamente eleito em 1970. Este facto reforçou os nossos propósitos em sermos um complemento cultural na cidade do Porto, apostarmos na divulgação da dramaturgia ibérica e na descentralização teatral.
TANTO TEMPO! 50 ANOS! ESPERANDO QUE ESSE MUITO TEMPO SE CHAMARÁ “SEMPRE”!
OBRIGADA A TODOS OS TÉCNICOS, ACTORES E ACTRIZES, ENCENADORES, DRAMATURGOS, MÚSICOS E CENÓGRAFOS que fizeram esta lindíssima e inesquecível viagem. OBRIGADA aos meus colegas que já partiram e amados - ANTÓNIO REIS - AUGUSTO MORAIS - CARLOS LACERDA - JOÃO GUEDES - LUÍS ALVES - LUÍS CUNHA e ainda a BERNARDO SANTARENO - JOSÉ RODRIGUES - NORBERTO BARROCA e PAULINO GARCIA.
Obrigada ao PÚBLICO que nos acarinhou, nos aplaudiu e continua a acreditar na Seiva -Trupe. Porque tenho a certeza, contrariando VASSILI VASSILITCH, personagem de “O CANTO DO CISNE” de ANTON TCHEKOV, que o PÚBLICO NUNCA MAIS ESQUECE OS SEUS PALHAÇOS. As cerimónias que ficam na história da vida são feitas com PAIXÃO E VERDADE!

Texto e foto: Seiva Trupe