sexta-feira, 12 de novembro de 2010

ADVENTURE of the SEA - IV - CAGLIARI


CAGLIARI é uma cidade em que as construções da zona medieval, fortificações, igrejas e monumentos antigos denotam as influências estrangeiras.
Desde os fenícios e bizantinos, passando pelos gregos e romanos, aos genoveses e espanhóis, todos deixaram as suas marcas, moldaram a cultura, a arquitectura e a vida dos naturais.
Na medida em que os roteiros turísticos descrevem amplamente as virtualidades da ilha, considero mais útil referir que as visitas guiadas opcionais, pagas a bordo, não têm qualquer interesse.
Para além das largas dezenas de euros que se poupam, visitamos  o que nos interessa, não perdendo tempo em visitas a que nos conduzem com fins meramente comerciais.
Para o efeito, basta munirmo-nos a bordo do mapa da cidade bem como da informação do que mais interessante há para ver.
Assim fiz em Cagliari, onde á saída do barco nos aguardavam autocarros que gratuitamente nos colocaram fora da zona portuária, na avenida marginal VIA ROMA.

Subindo o LARGO CARLO FELICI dei inicio à minha visita observando, parando e fotografando de acordo com o meu interesse, sentindo-me «dono do meu tempo», sem o constante receio de me perder do grupo e sem perder tempo com inutilidades.

Cruzei-me variadas vezes com as caravanas dos «guiados» do meu e de outros barcos dos quais me afastei para melhor sentir a cidade.