terça-feira, 8 de dezembro de 2009

BRUNELLESCHI


BRUNELLESCHI observando a sua obra

Filippo Brunelleschi (Florença, 1377 —1446) foi um arquitecto renascentista.
A sua obra mais conhecida é a cúpula da catedral (Duomo em italiano) Santa Maria del Fiore, em Florença. Construída em 1434, foi a primeira cúpula de grandes dimensões, erguida na Itália, desde a Antiguidade sobre uma enorme base octagonal.
Quando morreu, a Itália perdeu o mais brilhante arquitecto, depois dos romanos da Antiguidade Clássica).
Em 1401, uma competição foi anunciada para a execução das Portas Norte do Batistério. Competiram sete escultores, entre eles Lorenzo Ghiberti, Filippo Brunelleschi, Donatello e Jacopo della Quercia. Ghiberti, então com 21 anos, ganhou a encomenda. Brunelleschi ficou tão desiludido com a perda da encomenda que partiu para Roma para estudar arquitetura e nunca mais esculpiu.
Origem: Wikipédia

2 comentários:

  1. Os teus "seguidores", eu incluído, não têm comentado as tuas últimas belíssimas fotos talvez por falta de adjectivos, que um leigo possa utilizar, para as qualificar.
    Não desmerecem os magníficos monumentos e obras de arte que registam.
    Obrigado por no-las teres proporcionado.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado mano.
    Eu sei que tu,comentes ou não, estás sempre presente nas minhas manifestações "artisticas". O mesmo se passa comigo relativamente aos teus trabalhos que tanto prazer me dão e tão pouco comento. Tu conheces-me como ninguém e aceitas-me, como sou, também como ninguém. É assim a amisade. Aqui fica um grande abraço.

    ResponderEliminar