quarta-feira, 22 de julho de 2009

LAGARES DO DOURO



Fraga Amarela


Lagares do Douro fica a légua e meia de Vilarinho e a menos de meia légua da estação de caminho de ferro de Freixo de Numão, no outro lado do Rio.

Situado na encosta de acentuado declive, voltado a sul, abrigado dos ventos norte, protegido ainda por um enorme penedo, conhecido pela “fraga amarela” , é um lugar aprazível, onde se respira paz e onde nos encontramos connosco.


É também um verdadeiro microclima com bonitos pomares, amendoeiras, oliveiras, etc.
O seu nome deve ter origem nos seus lagares de azeite, onde a azeitona era prensada e dava lugar a um dos melhores azeites do mundo, pelo elevado teor de gordura e baixissimo teor de acidez.
Também a vinha tem aqui lugar de excelência. Situado no coração do Douro Vinhateiro, o seu vinho do Porto é único no mundo.
Como é possível uma região tão nobre e tão rica albergar uma população tão pobre?!
É o mel negro e o mel dourado do NORDESTE TRANSMONTANO.


A caminho de Lagares do Douro

2 comentários:

  1. Amigo o tempo voa...
    Venho deixar um olá, um fique bem, um passei por aqui.
    Votos de muitas viagens com imagens douradas pelo sol do verão, refrescadas com água das nascentes e em doce companhia para deixar na memória o sabor ao seu "mel dourado".
    Um beijo

    ResponderEliminar
  2. No deserto deste blogue os seus comentários são aquele oásis de águas puras e cristalinas que nos dá forças para continuar. Obrigado por tanta simpatia. Saudades.

    ResponderEliminar