domingo, 15 de fevereiro de 2009

ISTANBUL- Reliquias do Império Bizantino

video

HAGHIA SOPHIA - A OITAVA MARAVILHA DO MUNDO
ISTANBUL COMO PORTA DE SAÍDA E DE ENTRADA DA EUROPA E DA ÁSIA - basta para tanto percorrer a PONTE GÁLATA - RECORDA-NOS LISBOA, COMO PORTA DE ENTRADA E DE SAIDA DA EUROPA.
DISPOMOS DE UM DOS MELHORES PORTOS DO MUNDO PARA A CHEGADA E PARTIDA DE CRUZADORES, É ASSIM COM PROFUNDA TRISTEZA QUE VEJO FECHAR TAL PORTA E POR TERMO E UMA VOCAÇÃO MARÍTIMA DE SÉCULOS, POR FORÇA DE UM TRÁFICO DE INFLUÊNCIAS QUE DÁ LUGAR Á CONSTRUÇÃO DE VERDADEIRAS MURALHAS JUNTO AO RIO, QUER EM CIMENTO QUER MULTIPLICANDO AS BARREIRAS DE CONTENTORES, EM BENEFICIO DE INTERESSES OBSCUROS E EM PREJUÍZO DA CIDADE, DO PAÍS E DO TURISMO.
COM ESTE INCONTIDO DESABAFO COLOCO, POR AGORA, UM PONTO FINAL NO QUE CONSIDERO O MEL NEGRO DA CORRUPÇÃO.
DEVO ACRESCENTAR QUE DE HISTÓRIA E DE ARTE POUCO ADIANTAREI. OUTROS O FARÃO COM CONHECIMENTOS QUE EU NÃO TENHO.
MAS POSSO FALAR DA EMOÇÃO DE ME VER COM UM PÉ NA EUROPA E OUTRO NA ÁSIA AO ATRAVESSAR O BÓSFORO.
AO ENTRAR NA MESQUITAS AZUL E Stª. SOFYA A VISÃO DESLUMBRANTE DE MOSAICOS E PINTURAS ORIGINAIS, NAS PAREDES, NOS TECTOS E PRINCIPALMENTE A ARQUITECTURA DAS CÚPULAS DEIXARAM-ME DE BOCA ABERTA, FALTOU-ME O AR. ACHEI PRÓPRIO INTERIORIZAR: «MEU DEUS, NECESSITO TANTO DE VÓS COMO DO AR QUE RESPIRO».
A VERDADEIRA ARTE, EMBORA NÃO A SAIBAMOS EXPLICAR, INVADE-NOS OS SENTIDOS, TRANSMITE-NOS PAZ, É FONTE DE SAÚDE. NUNCA SERÁ DEMAIS INALTECER E PROMOVER O CONHECIMENTO E O VALOR ESPIRITUAL DE TODAS AS FORMAS DE ARTE, MAS NÃO PRECISAMOS SABER DE MÚSICA PARA VIBRARMOS AO OUVIR A 9ª. SINFONIA. BASTA PARA TANTO CRIAR BONS HÁBITOS.

Sem comentários:

Enviar um comentário